OPERAÇÃO VOLTANDO EM PAZ

FAB repatria brasileiros que estavam na Faixa de Gaza

O sentimento é de alívio para os 32 passageiros que desembarcaram na noite dessa segunda-feira na Base Aérea de Brasília
Publicada em: 14/11/2023 10:40
Imprimir
Fonte: Tenentes Gabrielle Varela e Susanna Scarlet
Edição: Agência Força Aérea

Ao pousar em solo brasileiro, o sentimento foi de alívio para os 32 passageiros que desembarcaram nessa segunda-feira (13/11) na Base Aérea de Brasília (BABR), vindos do Egito, em voo da Força Aérea Brasileira (FAB). O grupo é formado por 17 crianças, nove mulheres e seis homens, que foram recebidos pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A Operação Voltando em Paz, coordenada pelo Governo Federal e com atuação do Ministério da Defesa, do Ministério das Relações Exteriores e da FAB, cumpriu mais uma missão de repatriação de brasileiros que estão nas áreas de conflitos do Oriente Médio. Até o momento, a Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, repatriou 1.477 pessoas e 53 animais de estimação.

Mohammed Jabr Ismil Abushanab, morador de Brasília, recebeu a esposa e os três filhos palestinos que foram repatriados. “Estou muito feliz por ter minha família de volta. O mais importante é que eles chegaram aqui vivos. Foram 37 dias sem água, sem energia, sem internet. Tive muito pouco contato com eles. Lá é muito difícil ter energia. Eles me mandavam mensagem a cada dois ou três dias”, destacou.

A brasileira Shahed Al-Banna, de 18 anos, morou por cerca de um ano e meio na Faixa de Gaza. Ela conta que teve sua casa destruída e que chegar ao Brasil foi uma grande vitória. “Cheguei a pensar que não iríamos mais conseguir sair de lá, que iríamos todos morrer. Mas graças a Deus, ao governo, ao presidente e à Força Aérea, estamos aqui agora”, disse a jovem. 

A aeronave VC-2 da FAB, cedida pela Presidência da República, decolou do Cairo às 11h51 (horário local), 06h51 horário de Brasília. O avião aguardou no Egito a abertura do portão na cidade de Rafah para repatriar as 32 pessoas que se encontravam na Faixa de Gaza. 

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recepcionou, em nome do Ministério da Defesa, os passageiros que embarcaram no Egito. Na oportunidade, o Oficial-General reconheceu e agradeceu o apoio prestado pela Força Aérea do Egito e os órgãos aeroportuários às aeronaves e tripulações envolvidas na repatriação dos brasileiros nas áreas de conflito no Oriente Médio.

"Este último voo finaliza com muito sucesso uma operação bem coordenada por vários entes federais, com exemplares ações conjugadas do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa, quando a FAB demonstrou toda sua prontidão e capacidade operacional, ajudando cidadãos brasileiros onde fosse preciso”, afirmou o Comandante.

O grupo de brasileiros e estrangeiros passará duas noites em um alojamento na Base Aérea de Brasília, onde serão atendidos por assistentes sociais, além de receberem atendimento médico e psicológico no Hospital de Força Aérea de Brasília, sendo respeitados seus costumes e crenças culturais e alimentares. Depois seguirão em voo da FAB para Guarulhos, lá poderão finalizar os procedimentos de regularização migratória, além de fazer a inscrição no Cadastro Único, porta de entrada para os programas sociais do Governo Federal. 

Além do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também estavam na recepção os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Justiça, Flávio Dino; da Saúde, Nísia Trindade; da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta; dos Direitos Humanos, Silvio Almeida; e da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo; e a primeira-dama, Janja da Silva.

“A chegada desse décimo avião aqui no Brasil é um coroamento de um trabalho muito sério, que a gente deve a muita gente que trabalha no governo: à Aeronáutica Brasileira, ao Ministério das Relações Exteriores. Enquanto tiver a possibilidade de tirarmos uma pessoa, nem que seja uma só pessoa da Faixa de Gaza, nós estaremos à disposição", disse o Presidente Lula, ao receber os repatriados.

A Operação

As decolagens em suporte direto à Operação Voltando em Paz iniciaram-se em menos de 48 horas após o início do conflito, e tiveram o objetivo de proporcionar uma abordagem simultaneamente operacional e holística, com foco no bem-estar e saúde mental de passageiros e tripulantes. Assim, a Força Aérea Brasileira apoiou com mais de 150 militares, sendo 37 da área da saúde (13 médicos, 9 psicólogos e 13 enfermeiros), além das tripulações. 

A FAB empregou as seguintes aeronaves: KC-30 (Airbus A330 200), que já fez dez voos de repatriação; KC-390 Millennium (Embraer), que completou duas missões no âmbito da Operação; e duas aeronaves VC-2 (Embraer 190), cedidas pela Presidência da República, que retornaram ao Brasil, trazendo repatriados da Cisjordânia, além da segunda, que estava no Egito e retornou nessa segunda-feira.

Todos os voos foram planejados e coordenados pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Organização Militar da FAB que tem a missão de empregar o poder aeroespacial com vistas a garantir a soberania do Espaço Aéreo e a integridade do Território Nacional. A prontidão da Força Aérea nas missões, para atender tempestivamente a demanda do governo, foi resultado do processo bem estabelecido e solidificado de acionamento para o emprego dos meios aéreos hoje vigentes na FAB.

Foram envolvidos nessa missão os seguintes esquadrões aéreos: o Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário e o Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor, que que têm sede na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, com as duas aeronaves KC-30, e com uma aeronave C-99, respectivamente; o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, da Base Aérea de Anápolis (BAAN); e o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) - Esquadrão Gordo, com o KC-390 Millennium; e, ainda, o Grupo de Transporte Especial (GTE), com sede na Base Aérea de Brasília (BABR), utilizando as aeronaves VC-2. 

A Operação Voltando em Paz exemplifica o papel fundamental do Governo Federal e do Ministério das Relações Exteriores em situações de emergência e reforça o compromisso do Brasil com a assistência humanitária e a segurança de seus cidadãos, independentemente de onde se encontrem no mundo.

Assista aqui ao vídeo.

Fotos: Suboficial Johnson Barros, Sargento Müller Marin e Sargento Vanessa Sonaly / CECOMSAER

Vídeo: Sargento André e Sargento Renata / CECOMSAER

imagens/original/46552/231113VAN_Vanessa_Sonaly_11.jpg
imagens/original/46552/231113VAN_Vanessa_Sonaly_12.jpg
imagens/original/46552/231113VAN_Vanessa_Sonaly_17.jpg
imagens/original/46552/231113VAN_Vanessa_Sonaly_23.jpg
imagens/original/46552/231113VAN_Vanessa_Sonaly_24.jpg
imagens/original/46552/231113VAN_Vanessa_Sonaly_29.jpg
imagens/original/46552/231113VAN_Vanessa_Sonaly_3.jpg
imagens/original/46552/231113VAN_Vanessa_Sonaly_31.jpg
imagens/original/46552/231113VAN_Vanessa_Sonaly_32.jpg
imagens/original/46552/231113VAN_Vanessa_Sonaly_4.jpg
imagens/original/46552/231114MUL1210Muller_Marin.jpg
imagens/original/46552/231114MUL1253Muller_Marin.jpg
imagens/original/46552/231114MUL1269Muller_Marin.jpg
imagens/original/46552/Captura_de_Tela_2023_11_13_as_23.06.08.png